IX SESEMAT – 2015

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O IX SESEMAT foi realizado nos dias 12 e 13 de Março de 2015.

Os anais do evento se encontram disponíveis na plataforma de publicações da UFMS o SEER, para acessá-la, clique aqui.

Breve apresentação desta Edição:

Neste ano de 2015, o Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) acolheu aproximadamente cem pesquisadores da área. Tivemos o prazer de ouvir e discutir, ao longo de dois dias, treze trabalhos em nível de Iniciação Científica (1) e Mestrado (12) e prestigiar duas excelentes falas de pesquisadores renomados na área, que proferiram a palestra de abertura e encerramento do evento, respectivamente o Professor Doutor João Bosco Pitombeira, que abordou sua atuação enquanto avaliador de Livros Didáticos de Matemática junto ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e Professor Doutor Antonio Vicente Marafioti Garnica, que abordou questões de Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática e suas considerações sobre “O que caracteriza uma pesquisa de Doutorado”. Os trabalhos aprovados foram apresentados em sessões coordenadas de quarenta e cinco minutos para todo o público do evento, que pôde fazer considerações e questionamentos. As temáticas dos trabalhos estavam bem distribuídas: um trabalho relacionando Tecnologias Digitais e Ensino, um sobre Resolução de Problemas, um sobre Diretrizes Curriculares para o Ensino de Matemática, dois trabalhos sobre Análise de Livros Didáticos e quatro sobre História da Educação Matemática. Este cenário esboça, em certa medida, as principais tendências de pesquisa no programa, que se dividem em três linhas: Tecnologia e Educação Matemática; Ensino e Aprendizagem da Matemática; Formação de Professores.

Este IX SESEMAT tem um sabor especial aos personagens deste Programa de Pós-Graduação, um sabor de acolhimento e comemoração. Inicia-se em 2015 a nona turma de Mestrado e a primeira turma de Doutorado. A manutenção da qualidade do curso ao longo destes anos bem como a abertura do Doutorado é o resultado de um grande trabalho que vem sendo realizado desde antes de 2007, ano da abertura do curso de Mestrado em Educação Matemática desta Universidade. Completando quase uma década de atividades, o Programa já tem mais de oitenta dissertações defendidas nas mais diversas linhas de pesquisa da Educação Matemática. Nestes oito anos do Programa, muitas dificuldades foram enfrentadas, desde as articulações internas, infraestrutura, mas também, a mais dolorosa delas, a perda de diversos colegas em um triste acidente.

Mesmo diante destas situações, este grupo de pesquisadores encontrou forças para alavancar este programa que hoje comemora a abertura e o início da primeira turma de Doutorado em Educação Matemática desta universidade. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), temos apenas treze Programas de Doutorado no país que contemplam a “Educação Matemática” ou o “Ensino de Matemática” em suas áreas de atuação – geralmente ligados ao “Ensino de Ciências” ou “Educação em Ciências” -, destes, apenas quatro são específicos de “Educação Matemática”, com mais um de “Ensino de Matemática”, sendo o nosso Programa o único da Região Centro Oeste deste país. Desta forma, nossa singela homenagem a todos que constituíram, ao longo do tempo, este Programa de Pós-Graduação e as boas vindas à nona turma de mestrado e à primeira turma de doutorado!

Prof. Dr. Thiago Pedro Pinto

Presidente da Comissão Científica